Alfeu Carneiro

AlfeuIniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Espinho na classe do professor José Luís Duarte, tendo concluído o 8º grau na Academia de Musica de Paços de Brandão na classe do professor Carlos Fontes. A sua formação académica, musical e instrumental foi acompanhada também pelos professores Emanuel André Melo, Januário Sousa e Fernando Ferreira.

No ano de 2004/2005, ingressou no Curso Superior de Violino no Instituto Jean Piaget em Viseu, onde frequentou o 1º ano do Curso de Instrumento sob a orientação da professora Alexandra Trindade. No ano lectivo de 2005/2006, ingressou na Escola Superior de Artes (ESART) em Castelo Branco, na classe de violino do professor Augusto Trindade. Estudou, em Viseu, Música de Câmara com Alexandra Trindade e Artur Fernandes e mais recentemente, na ESART, com Pedro Ladeira, Jorge Alves e Nelson Alves.

Integrou várias orquestras, tais como a Orquestra Portuguesa das Escolas de Música, Orquestra Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, Orquestra Sinfónica da ESART, ESART Ensemble, Orquestra de Câmara da ESART, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra do Algarve, Orquestra Clássica de Espinho, tendo actuado em Portugal, Espanha, França e Itália, e trabalhado com os maestros Osvaldo Ferreira, Cesário Costa, Rui Massena, Paulo Martins, Hélder Tavares, Omri Hadari, Christopher Bochmann, Vasco Pearce de Azevedo, Mauricio Dini Ciacci, Timothy Russel, Francisco Rodilla Leon, Dominique Debart, Imants Resnis, Pedro Neves, Jean-Marc Burfin, Martin Lutz, Rui Pinheiro, entre outros.

Durante a sua formação frequentou master classes com Christa Rupert, Madalena Sá e Costa, Augusto Trindade, Zofia Wóycicka, Roberto Valdes e Daniel Rowland.

Com a Orquestra de Câmara da ESART tocou para a Antena 2 no programa “Concerto Aberto” e com a Orquestra Clássica de Espinho fez uma gravação para a Editora Numérica.

Actualmente lecciona as disciplinas de Violino e Classe de Conjunto no Conservatório de Música de São José da Guarda