O Elogio da Guitarra 2014

Inteiramente dedicado à celebração do repertório guitarrístico e à formação de músicos, O Elogio da Guitarra é um festival que tem vindo a realizar-se anualmente na cidade da Guarda, desde 2009, contribuindo de forma sólida para o aperfeiçoamento musical de jovens músicos e para a apresentação de novos valores do panorama guitarrístico nacional e internacional.

À semelhança das anteriores, a sexta edição d’O Elogio da Guitarra conta com um ciclo de concertos onde  há lugar para recitais de solista e para música de conjunto. No concerto de abertura a música ocupará o espaço nobre do Museu da Guarda, pelas mãos de Amy Bowles (4 de Abril,  21h30) guitarrista de Manchester que chega até nós através de um protocolo celebrado entre O Elogio da Guitarra e a European Guitar Teachers Association (E.G.T.A).

No dia 5 de Abril vamos poder assistir no Teatro Municipal da Guarda ao concerto de Sébastien Vachez, um guitarrista e compositor de enorme talento. Segundo a opinião do grande guitarrísta Roland Dyens “I’m sure that this young subtle and cultured artist will very quickly distinguish himself, by his creative musicality, from the plethora of excellent guitarists who, precisely, are only excellent guitarists.” São dois solistas que têm vindo a afirmar-se no panorama guitarristico internacional e que aqui se juntam a nomes como os de António Justiça, Augusto Pacheco, André Madeira, Pedro Rodrigues, Duo Intermezzo, Duo Justiça / Amaral, José Mesquita Lopes, Ruben Bettencourt e Michel Sadanowsky, intérpretes que anteriormente fizeram a música acontecer no mesmo festival.

O concerto de encerramento do festival vai decorrer no auditório do Instituto Politécnico da Guarda, (6 de Abril, pelas 21h30) e ficará a cargo da Orquestra de Guitarras Guitarrafonia, resultado ambicioso do projecto de cooperação de três instituições de ensino especializado da música (de Castelo Branco, Fundão e Guarda), a que actualmente se juntam outras três (de Viseu e Covilhã), e que desde 2006 reúne professores e alunos numa vivência musical partilhada, testemunhada além-fronteiras (Itália e Espanha) num historial que conta já com mais de meia centena de concertos.

Paralelamente, a forte componente formativa desenvolve-se este ano sob a orientação de Sébastien Vaches, que ao longo de dois dias ouvirá e partilhará a sua experiência com estudantes dos conservatórios e dos cursos superiores de música, num espaço de crescimento e confronto criativo que, nos dias 5 e 6 de Abril, reocupará o Conservatório de Música de S. José da Guarda.

Boletim de inscrição no Curso de Aperfeiçoamento Musical em Guitarra.

Boletim Elogio 2014

4Shares