
Este evento foi CANCELADO, em virtude do luto decretado pela morte de Sua Santidade o Papa Francisco.
Fica assim adiado para data a anunciar em breve.
InspirAr-Te – V edição – Ana Margarida Lamelas, Viola d’arco
No dia 24 de abril recebemos a ex-aluna Ana Margarida Lamelas na V edição do InspirAr-te. Este ciclo de recitais de antigos alunos do Conservatório de Música de S. José da Guarda pretende evidenciar os alunos que prosseguiram os estudos musicais no ensino superior, que entretanto se tornaram músicos profissionais, e que muito honram o Conservatório e a Cidade da Guarda.
Ana Margarida Lamelas, violetista, começou a sua jornada musical no Conservatório de Música de S. José da Guarda aos 10 anos, sob a orientação da professora Olena Sokolovska. Após finalizar o ensino secundário, estudou no Royal Welsh College of Music and Drama, onde obteve o Mestrado em Orchestra e Licenciatura em Performance. Na sua jornada académica, participou em projectos com a Welsh National Opera e a BBC National Orchestra of Wales.
Terminados os estudos superiores, foi selecionada para a prestigiada Sinfonia Smith Square Fellowship (anteriormente Southbank Sinfonia) na temporada 2023/24. Apresentou-se com várias orquestras e ensembles de renome por toda a Europa, incluindo Orpheus Sinfonia, Gustav Mahler Jugend Orchester, Orquestra XXI, Orquestra Filarmónica Portuguesa e Orquestra de Câmara Portuguesa, trabalhando com carismáticos maestros como Kirill Petrenko, Jakub Hrusa, Daniele Gatti, Dinis Sousa e Daniel Harding.
Assumidamente defensora e apaixonada pela educação musical, tem um forte compromisso na divulgação e criação inclusiva de música. Foi embaixadora da Benedetti Foundation, onde esteve envolvida em várias iniciativas educativas, trabalhando de perto com jovens músicos e promovendo o amor pela música em diversas comunidades. Ana Margarida participou em vários projetos de divulgação em Portugal, Cardiff e Londres, onde realizou workshops com o objetivo de ampliar o acesso à educação musical. Na vertente do ensino, trabalhou com crianças, refugiados e pessoas com deficiência, oferecendo workshops personalizados que incentivam a criatividade, a autoexpressão e a colaboração. Dedica-se a tornar a música acessível a todos, acreditando no seu poder para enriquecer vidas e criar ligações entre comunidades. No presente, ensina em várias escolas e ateliers musicais, onde continua a inspirar e orientar a próxima geração de músicos.
O Recital tem lugar no Museu da Guarda, no dia 24, às 19h, e conta com a participação das professoras Olena Sokolovska, Inês Coelho e Rita Pires. No final do Recital, haverá uma pequena conferência onde a convidada falará sobre o seu percurso musical.
É uma oportunidade soberana de ver e ouvir esta jovem artista que será, certamente, uma forte inspiração para todos.
Agradecemos desde já ao Município da Guarda e ao Museu da Guarda, pela cedência do espaço e pela colaboração demonstrada na organização deste ciclo de recitais, e à Ana Lamelas pela amabilidade e disponibilidade na realização deste evento.