PRÉ-INSCRIÇÃO 2023-24

Bem-vindo à página de pré-inscrição no Conservatório de Música de S. José da Guarda para o ano 2023-24. 

Nesta página encontra um formulário que se destina à recolha de dados dos alunos que pretendam frequentar pela primeira vez (ou que no presente ano letivo não estejam a frequentar) o Conservatório de Música de S. José da Guarda.

Os dados aqui inseridos são confidenciais, destinam-se unicamente ao propósito referido e pretendem agilizar a introdução de dados no processo de matrícula.

Este formulário funciona apenas como pré-inscrição, são sendo em momento algum considerado como matrícula ou comprovativo de matrícula.

Algumas considerações gerais (é recomendado que leia todas as informações):

  • Para que o aluno esteja matriculado é necessário obter aprovação nas provas de acesso (nos cursos que a isso obrigam),  verificar toda a documentação e assinar o termo de matrícula disponível na portaria do CMSJG em data a indicar posteriormente.
  • Antes de preencher o presente formulário, deve ler o Regulamento Interno, em vigor publicado na página de internet do CMSJG www.conservatoriodaguarda.org, bem como a oferta educativa disponibilizada pelo Conservatório e resumida nesta página http://conservatoriodaguarda.org/oferta-educativa/
  • O preenchimento deste formulário pressupõe o conhecimento e concordância com o regulamento interno em vigor.
  • Para ter uma visão alargada do leque de instrumentos aqui lecionados, sugerimos que visite a seguinte página de internet http://conservatoriodaguarda.org/os-instrumentos-musicais/ 
  • No formulário de pré-inscrição deverá escolher os três instrumentos que são da sua preferência, sendo que apenas irá aprender um deles. 
  • Nos cursos oficiais (todos os cursos com excepção do Curso Livre de Instrumento/Dança e Pré-Escolar) os alunos serão matriculados no mesmo ano curricular que frequentam na escola regular, independentemente dos seus conhecimentos musicais prévios.
  • As vagas financiadas são limitadas pelo Contrato de Patrocínio do Ministério da Educação. 
  • O regime articulado (5º ao 12º ano) é gratuito. Todos os outros regimes de frequência pressupõem o pagamento de uma propina anual.
  • Apenas os candidatos oriundos dos Agrupamentos de Escolas de Afonso de Albuquerque, Sé e Celorico da Beira poderão concorrer ao regime articulado financiado.
  • As pré-inscrições estão abertas até 03 de julho de 2023 – Ver ligação no final desta página.

IMPORTANTE:

REGULAMENTO E DATAS DAS PROVAS DE ACESSO Clique para visualizar o documento


CURSO BÁSICO 1º CICLO (1º ao 4º ano)

Os candidatos ao 1º ciclo apenas realizam uma entrevista onde terão que realizar uma pequena prova de aptidão musical. 

NOTA: O ano curricular do candidato é identificado de  I a IV, 1º ao 4º ano, respetivamente.

As pré-inscrições estão abertas até 03 de julho de 2023 – Ver ligação no final desta página.

Mais informação: http://conservatoriodaguarda.org/oferta-educativa/pre-escolar-e-iniciacao/


CURSO BÁSICO 2º e 3º CICLO (5º ao 9º ano) 

Todos os candidatos ao 5º ano terão que realizar uma prova de aptidão musical cuja matriz estará disponível na portaria do Conservatório no início de junho.

Os candidatos ao 6º, 7º, 8º e 9º ano têm que realizar uma prova de conhecimento às disciplinas de Formação Musical e Instrumento. Esta prova tem as respetivas matrizes na portaria do Conservatório, as quais podem ser requeridas presencialmente.

NOTA: Os candidatos que vão para o 5º ano devem candidatar-se ao 1º grau e assim sucessivamente.

As pré-inscrições estão abertas até 03 de julho de 2023 – Ver ligação no final desta página.

Mais informação: http://conservatoriodaguarda.org/oferta-educativa/curso-basico-de-musica/


CURSO SECUNDÁRIO

Podem candidatar-se ao Curso Secundário de Música, em regime Articulado ou Supletivo, todos os alunos que frequentem o Curso Secundário na escola regular. Os candidatos terão que obter aprovação nas provas de conhecimentos das disciplinas de Instrumento e Formação Musical equivalentes à frequência do ano anterior ao que se candidatam.

As pré-inscrições estão abertas até 03 de julho de 2023 – Ver ligação no final desta página.

Mais informação: http://conservatoriodaguarda.org/oferta-educativa/curso-secundario-de-musica/


CURSOS LIVRES DE INSTRUMENTO E DANÇA

Estes são cursos não oficiais e não financiados, pelo que não carecem de realização de provas de acesso. Ainda assim, estão limitados ao número de vagas disponíveis em cada instrumento/turma de dança.

Mais informações: http://conservatoriodaguarda.org/oferta-educativa/curso-livre/


PRÉ-ESCOLAR

Os candidatos à frequência do Curso Pré-Escolar podem optar por frequentar a disciplina de instrumento ou a disciplina de Conjunto (projecto Max & Mia), ou pelos dois em simultâneo.

Mais informações: http://conservatoriodaguarda.org/oferta-educativa/pre-escolar-e-iniciacao/



Em caso de dúvida, não hesite em contactar-nos pelo e-mail conservatoriodaguarda@gmail.com.

Esperamos por si!